quinta-feira, 30 de julho de 2009

Uma análise de 1 Pedro 1-17

E, se invocais por Pai, aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa perigrinação. (1 Pedro 1-17)

Nesse versículo destacarei três pontos, e farei um pequeno comentário em cada um deles;

1 - Sem acepção de pessoas

Deus não faz acepção de pessoas, todos nós somos iguais perante ele. Independente de cor, classe social e nacionalidade, Deus nos ama de forma igual e trata a todos de forma idêntica.
Por isto, ninguém por ser pregador, cantor ou qualquer outra coisa, não deve se achar superior aos demais!
Numa igreja há pastores, evangelistas, presbíteros e diáconos para que haja ordem e organização, mas não quer dizer que os membros não tem valor.
Vale lembrar que no dia do juízo final, todos nós seremos julgados.

2 - Julga segundo a obra de cada um

Deus nos julga segundo as nossas obras. Tudo o que estamos fazendo neste mundo, independente de ser o bem ou o mal, está ficando gravado na memória de Deus para o dia do juízo final.
Por este motivo que devemos viver fazendo coisas agradáveis ao Senhor e sendo completamente dedicado a Ele. Temos que fazer o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem nenhuma culpa, porque seremos julgados segundo as nossas ações (2 Pedro 3.14)
Todos os crentes devem fugir de todas as imoralidades e das paixões pecaminosas da carne, e viver uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de peserverança e de respeito pelos outros.
O Apóstolo Paulo inspirado por Deus nos disse: Corram a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna. (1 Timóteo 6.11)

3 - Andai em temor durante o tempo da vossa perigrinação

Devemos obedecer aos ensinamentos e mandamentos do Senhor e também respeitá-lo, pois o principio da sabedoria é o temor a Deus.
Todos somos forasteiros e estamos nesse mundo apenas de passagem ( 2 Pedro 2.11).
Como disse antes, devemos fugir das paixões carnais que estão em guerra contra o Espírito de Deus que habita em nós (Galátas 5.11) e procurar viver uma vida de santidade, pois sem a qual ninguém verá o Senhor.
Devemos pensar nas coisas que são de cima ( Cl 3.22) porque somos cidadãos do Céu e estamos aguardando ansiosamente o nosso Senhor Jesus Cristo, que virá do Céu, para buscar os seus santos.

Conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque para isso que fomos criados. Nós teremos que prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou seja o mal. ( Eclesiastes 12.13-14)

Que a graça de Deus esteja com todos os que lerem este artigo!
Um grande Abraço!!!



segunda-feira, 27 de julho de 2009

O homem natural não pode entender as coisas de Deus

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". (1 Coríntios 2.14)

Nesse versículo o Apóstolo Paulo nos mostra porque o homem natural não consegue compreender as coisas de Deus. O homem natural busca entender as coisas de Deus com a sua própria sabedoria, busca provar ou reprovar a existência de Deus por meio de suas próprias razões, onde é necessário ver para crer.
A existência de Deus e a mensagem da cruz é loucura e ofensa para os ateus, filósofos e cientistas. Eles estão iludidos em suas buscas intermináveis de tentar descobrir Deus com sua própria sabedoria e com seus próprios olhos, mas não sabem que isso é impossível, porque as coisas do Espírito de Deus se discernem espiritualmente. É necessário que elas saibam que Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles (1 Coríntios 1.21).
A sabedoria desse mundo é louca e totalmente falha!!!
O Apóstolo Paulo inspirado por Deus disse: Aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana (1 Coríntios 1.25).

Concluindo:

Deus com a sua infálivel sabedoria resolveu salvar aqueles que creem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de louca.
É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. (Hebreus 11.4).

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os dois caminhos!


Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz á perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. ( Mt 7.13-14).

Jesus nos disse nesses versículos, que existe dois caminhos. Um leva a vida e outro a perdição. A maioria das pessoas escolhem a porta larga, por ela ser fácil e divertida, mas não sabem que esse é o caminho que leva a perdição. Vale lembrar que não existe meio caminho, ou você anda por um ou anda por outro, não há meio termo.

O caminho fácil e a porta larga

Este é o caminho em que o trajeto é fácil, divertido e confortável. Esse é o caminho em que as pessoas optam em não seguir a Jesus Cristo. Preferem dar ouvidos aos desejos carnais, ou seja, preferem andar seguindo as suas próprias paixões.
Infelizmente, esse é o caminho que leva a perdição.

O caminho difícil e a porta estreita

Esse é o caminho difícil, ao qual temos que crucificar os desejos e as paixões da nossa natureza humana, para viver uma vida com Cristo.
A porta estreita é o caminho da Santificação, no qual temos que pertencer somente a Deus, ser completamente dedicado a ele e viver longe dos maus costumes desse mundo.
Devemos escolher esse caminho, por mais que seja difícil e apertado, porque ele é o único caminho que leva a salvação.
Temos que negar as nossas paixões e desejos, sabendo que encontraremos dificuldades nesse caminho.
A porta estreita representa a soberania do Senhor, e o caminho apertado representa a obediência a sua vontade. Seguir a Jesus Cristo importa em sérias obrigações, onde devemos esquecer nossos próprios interesses e carregar a nossa cruz (Mt 16.24).
Lembre-se: É trilhando por este caminho, que conseguiremos ser mansos, pobres de espírito e puros de coração.
Só assim, conseguiremos chegar ao céu, e lá viveremos felizes para sempre, adorando ao Reis do reis e Senhor dos senhores.

Que Deus vos abençõe!

sábado, 18 de julho de 2009

Humildade nos pensamentos e nos atos!



O Apóstolo Paulo nos ensina a sermos imitadores de Jesus Cristo e também dele. Uma das características mais marcantes de Jesus era a sua humildade. Ele próprio diz em Mateus 11-29: "Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde, e vocês encontrarão descanso". Jesus nos deixou um grande exemplo de humilde quando lavou os pés dos seus discípulos. A nossa natureza humana deseja que sejamos sempre orgulhosos e vanglorizados. Muitas das vezes, nos exaltamos porque levamos vantagem em aparência, coisas ou posição. Muitas das vezes, não aceitamos sermos reservas, queremos sempre as melhores posições ou coisas por nos acharmos autos-suficiente.
O livro Verdade Desplugada do Cook Communications Ministres nos fala que o orgulho eleva-o, e quando você menos espera, te derruba. Num instante, você pensa que conseguiu tudo ou que é o melhor, e depois vê tudo dando errado, porque Deus não aprova a soberba.
Em Felipenses 2.3-4, o Apóstolo Paulo inspirado por Deus nos diz: " Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios, mas sejam humildes e considere os outros superiores a vocês mesmos".
Jesus Cristo tinha a natureza de Deus, mas nem por isso tentou ficar igual a Deus. Os mestres da lei e os Fariseus gostavam de ser cumprimentados com respeito e de serem chamados de "Mestre" (Mt 23.7).
Jesus Cristo contou uma parábola para os que achavam que eram muito bons e que desprezavam os outros:
- Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu,e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho".
- Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!"
E Jesus terminou, dizendo:
- Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

Solução:

Para se livrar do orgulho é necessário deixar que o Espírito de Deus controle a sua vida (Gl 5-16). Porque o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência,a delicadeza, a bondade, a humildade e o domínio próprio. (Gl 5.22,23).

terça-feira, 7 de julho de 2009

Experiências de minha limitada vida...

Durante esses dias estive enfermo, minhas experiências que tive no hospital tomando soro e sofrendo de dor não foram nem um pouco agradável. Mas em meio a momentos inexplicáveis pude refletir sobre a vida, sobre Deus e tirar algumas lições que ficarão na minha mente durante o resto da minha limitada vida.

A Ilusão da vida!

Há poucos dias atrás fiz um artigo sobre esse assunto, mas é muito importante relembrar. O sábio Salomão nos conta no livro de Eclesiastes a respeito da ilusão da vida. No decorrer deste livro ele diz que é melhor estar num lugar onde há luto do que estar numa casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia vamos morrer, e os vivos nunca devem se esquecer disso.
No tempo que estive no hospital e vi o sofrimento e tristeza de várias pessoas, inclusive de uma jovem de 21 anos que foi estrupada e espancada, pude refletir e concluir o quanto a vida é uma ilusão e também passageira, e que um dia vamos todos adoecer e também morrer. Quando estamos em meio a sentimentos de diversão e de alegria, ficamos presos a ilusão de que somos eternos nesse mundo e de que a vida é somente feitas de momentos de felicidades. Salomão diz que a tristeza é melhor do que o riso, pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo. Quem só pensa em se divertir é tolo, quem é sábio também pensa na morte. Quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus que manda tanto a felicidade quando as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã.
Por isso que é importante vivermos uma vida de santidade e dedicação a Deus desde os dias da nossa mocidade, pois ela passa rápida e quando pensamos que não, estaremos velhos e cada vez mais pertos da morte. Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos que prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.

Valorizar e agradecer quando estamos bem e com saúde!

Na maioria das vezes não agradecemos a Deus quando estamos bem e com saúde. No hospital vi várias pessoas que junto comigo, desejam tanto estar com fora daquele lugar. Nós só sabemos pedir e reclamar nas nossas orações e esquecemos-nos de agradecer ao Senhor por mais um dia livre das doenças.
Só aprendemos a dar valor quando as coisas acontecem conosco! Cada dia em que você abre os olhos pela manhã, cada dia que você acorda é um presente. Portanto, isto já é um motivo de você pular de alegria e agradecer ao Senhor por ter permitido e te presenteado com mais um belo dia.
Por isto, retribua a Deus este presente! Aproveite seu tempo para fazer coisas que te deixam limpos perante ele. Nós nascemos para adorar a Deus, portanto, aprenda aproveitar cada segundo de sua vida com coisas sadias e agradáveis que exalte o nome do Todo-Poderoso.
Enquanto estiver com saúde, lembre-se das pessoas que estão nos hospitais. Quando estiver com vontade de morrer, lembre-se das pessoas que estão lutando para viver. Quando estiver com pouco alimento, lembre-se das pessoas que não tem nada e estão nos lixões procurando algo para comer.
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias te darei graças e sempre te louvarei. O Senhor Deus é grande e merece receber altos louvores.
(Salmos 145).

Vida de Compromisso com Deus

Meu querido jovem e amigo, na igreja através de pastores e pregadores você ouve que deve ter compromisso com Deus, e por que você não escuta? Por que não coloca em prática o que ouve e aprende?
Não espere a ira de Deus e as consequências de seus atos caírem sobre você. Será que é preciso você adoecer? Será que é preciso você perder alguma coisa de suma importância?
O que será que é preciso acontecer contigo para então começar a ter compromisso e uma vida de dedicação a Deus?
Eu te aconselho com todo o meu coração: Não brinque com a paciência e com a bondade de Deus!
Lembre-se que o Senhor procura por verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Ele não quer quantidade e sim qualidade.
Não seja mais um na multidão, faça a diferença! Assuma agora um compromisso com Deus, antes que seja tarde demais. Deus não depende de você, mais precisa muito de ti!
Medite nessa passagem bíblica:
Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastam-se de mim, vós que praticais a iniquidade.

Oração e leitura da bíblia!

Como você aproveita seu tempo? Outro conselho que deixo para vocês é que orem e estudem a palavra de Deus. Reflita nisso: Como será o futuro da igreja se os jovens continuarem a crescerem fracos espiritualmente? O Senhor precisa de jovens para serem pregadores, cantores, missionários, etc.
Jovem, tenha prazer e medite na lei do Senhor. Olha o que a bíblia diz a respeito disso:
Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude este livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso (Josué 1-8).
Jesus Cristo está voltando e aquele que fizer isso receberá o mais belo presente de todos: Um lugar no Reino dos Céus. Lute para conseguir a vitória!
Você tem ideia de como é bom morar lá? Se não souber, a bíblia fala em Apocalipse 21-4 que lá não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Muito bom, não é mesmo! Portanto viva uma vida fazendo coisas agradáveis ao Senhor! E no final viveremos felizes para sempre, adorando ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Modismos estão ficando cada vez mais comuns dentro das igrejas!

Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. (1 João 2-15).

Fico decepcionado com os modismos que estão adentrando em nossas igrejas. Pessoas que não conhecem a bíblia acham que podemos adorar a Deus com ritmos mundanos.
Dizem que o que importa é que as letras são santificadas, e ainda, como forma de amenizar a situação, usam a palavrinha mágica “gospel”.

Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam (I Corintios 10-23)

As músicas e os hinos são para adorar a Deus. Em momento algum eu consigo ver operação do Espírito Santo em meio a ritmos musicas mundanos. Será que é mesmo licito as “irmãzinhas” dançarem até o chão, e os rapazes se divertirem atrás delas simulando uma verdadeira imoralidade sexual? Sinceramente, não tem nenhuma diferença com as imoralidades mundanas, quer dizer, a diferença é que é “gospel”.
As pessoas se comportam da mesma forma, não há nenhuma adoração e o que predomina são os desejos da natureza humana.
As músicas e os hinos cristãos não devem ter aparência com os ritmos mundanos.
A bíblia diz em Felipenses 4-8: “ Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Nós somos chamados para influenciar este mundo, não para ser influenciado. Em Romanos 12-2 diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.

Outro argumento muito utilizado pelos defensores desses ritmos musicais é que esses estilos são um veículos para evangelizar as almas perdidas. Ora, se for assim, poderíamos pensar em criar uma boca de fumo gospel para evangelizar os drogados e uma Sex Shop Gospel para evangelizar os viciados em pornografia!

As pessoas devem aceitar a Cristo por meio da palavra de Deus, de hinos e cânticos espirituais, que tocam o coração. Não através de músicas imorais que faz pensa-las em coisas impuras, erradas e pecaminosas.

Está escrito em Efésios 10,11:Vivam como pessoas que pertecem a luz. Procure descobrir quais são as coisas que agradam ao Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertecem a escuridão.
Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da Terra. (Colossenses 3-1,2)

Decida: Você é filho de Deus ou filho das Trevas?